bg-chamada-home

Notícias

Ver todos ver todos

02 | fevereiro | 2021

Aspectos controversos do trabalho híbrido

O trabalho híbrido tem se tornado tendência não só entre as empresas, mas também nos órgãos públicos, que procuram somar os os benefícios dos modelos de trabalho presencial e remoto em um cenário de reabertura econômica durante a pandemia.

Contudo, ambos os regimes possuem alguns pontos controversos ou incompatíveis, que precisam ser pensados previamente, a fim de que problemas trabalhistas sejam evitados.

O primeiro se refere ao controle de jornada, que deve ser feito, obrigatoriamente, no regime presencial, mas é facultativo no remoto.

O segundo é o pagamento da ajuda de custo, devida somente no regime de teletrabalho, mas que não pode ser reduzido conforme os dias que o trabalhador presta serviços presencialmente, devido a sua natureza indenizatória referente a contas de energia e internet, entre outras despesas tecnológicas.

E por fim, a flexibilidade com a qual o empregador pode, ou não, alterar os dias em que o trabalhador irá para a empresa, se podem ser aumentados ou reduzidos os dias de prestação de serviço remoto, conforme a necessidade sem um acordo prévio.

Foto Aspectos controversos do trabalho híbrido