Notícias
Ver todos22 | maio | 2024
5 passos para aplicar a justa causa de forma segura
A justa causa é um tema complexo, que exige atenção aos detalhes e à gravidade de cada caso. Essa penalidade máxima, aplicada pelo empregador, deve ser fundamentada em uma infração grave do colaborador.
A legislação trabalhista prevê algumas situações que podem levar à dispensa motivada, mas abordaremos esse assunto em outro post. Hoje, apresentaremos os requisitos que contribuem para a aplicação da rescisão por justa causa de forma mais segura. Confira!
1- Ser proporcional
Deve ser aplicada somente em faltas que impeçam a continuidade da relação de emprego, como a quebra de confiança.
2- Ser imediata
As providências relacionadas à justa causa devem ser tomadas assim que a empresa tenha conhecimento da falta grave praticada pelo empregado.
3- Ausência de perdão
O perdão concedido pela empresa pode ser explícito ou tácito. Este último ocorre quando o empregador toma conhecimento do ato faltoso praticado pelo empregado e nada faz, não podendo, posteriormente, dispensá-lo por justa causa pelo ato faltoso relevado.
4- Ser a única punição para o fato
A empresa não pode punir o colaborador mais de uma vez pelo mesmo fato, como aplicar uma advertência e depois uma justa causa pelo mesmo episódio de falta grave.
5- Não ser discriminatória
Não se pode sancionar de forma diversa empregados que praticaram a mesma falta.
Ressaltamos que a tomada de decisão deve ser avaliada em cada caso concreto.