Contingência Financeira e análise de risco 2019-02-06T13:26:49-03:00

CONTINGÊNCIA FINANCEIRA E ANÁLISE DE RISCO

O contingenciamento financeiro dos processos patrocinados pelo escritório é realizado com alto grau de sensibilidade e criticidade, em procedimento sistematicamente organizado e padronizado. O trabalho é realizado por uma equipe formada por advogados e contabilistas.
Todos os processos recepcionados no escritório são avaliados para o devido contingenciamento financeiro de cada um dos pedidos formulados na ação.

Como sabemos, um único processo pode conter (e em geral contém) diversos pedidos diferentes. Cada um deles é, separadamente, contingenciado financeiramente, a retratar da forma mais aproximada possível o valor discutido na ação. De forma a possibilitar a análise de risco visando principalmente a segurança jurídica e financeira do cliente, assim como a viabilidade da realização de acordo, ciente de quais os risco a demanda proporciona.

Após a elaboração da contestação, cada pedido recebe uma classificação de risco — perda remota, possível ou provável — com base nos documentos e informações fornecidos pelo cliente, no posicionamento dos tribunais e/ou na perda histórica do cliente na matéria, quando aplicável.

Com o valor de cada pedido e sua respectiva classificação de risco, é possível estabelecer um valor de contingência para o processo, o qual será revisto na sentença e em cada nova decisão de instância superior.

voltar